Edital para submissão de artigos para compor a obra de serviço social em tempos de retrocessos de direitos

O Centro de Estudos Interdisciplinares – CEEINTER através da Editora CEEINTER
torna pública a chamada para o e-book “SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE RETROCESSOS DE DIREITOS” organizado William de Souza Bernardes – Unipampa.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, representa um marco no avanço democrático, com o fortalecimento do papel do Estado. O tempo presente carrega determinações estruturais e conjunturais do padrão atual de acumulação capitalista que conduzem a um processo de expansão do conservadorismo, autoritarismo, fundamentalismos, xenofobia, racismo, misoginia dentre tantas outras, em oposição à garantia de direitos. Com o mínimo de investimentos nas políticas sociais, se registra a dificuldade de acesso da população aos serviços básicos de saúde, de assistência, educacionais, ocorrendo um esvaziamento do controle social e avanço da lógica privatista, num processo de desconstrução dos direitos sociais.

Tal dinâmica acarreta diversas alterações para a formação profissional, para o exercício profissional e principalmente para a classe trabalhadora, com implicações para o processo de resistência coletiva. Embora, mesmo em tempos de retrocessos de direitos, formas de resistências individuais e coletivas conseguem se sobressair e, nelas, o trabalho de análise da realidade e conjuntura pela categoria profissional de Serviço Social.

Nesse contexto, para falar do Serviço Social é preciso relacionar o projeto ético-político com o projeto societário vigente. O projeto ético-político é construído e consolidado no processo de redemocratização da sociedade brasileira quando os diversos setores se unem aos movimentos das/os trabalhadoras/es sob a perspectiva de uma nova ordem social sem discriminação de gênero, raça, etnia e classe. Consideramos que o momento histórico demanda revisões acerca dos impactos dos desmontes e retrocessos dos direitos sociais pelo governo federal, bem como reflexões sobre as repercussões do projeto autoritário implementado pelo atual (2020) presidente.

OBJETIVO DA OBRA

Discutir o avanço do conservadorismo e seus impactos nas políticas sociais e no exercício profissional do/a assistente social na execução das políticas sociais a partir da crise do capitalismo, da contrarreforma do Estado e das requisições profissionais.

A obra aceitará artigos que discutam:

– As formas de enfrentamento da questão social, inicialmente constituída a partir das políticas sociais, para em seguida/atualmente, apresentar outra forma de enfrentamento pelo Estado, de forma correcional, coercitiva, conservadora e autoritária.

– Particularidades E singularidades que incidem na formação profissional e no projeto ético-político;

– Respostas dadas pelos/as assistentes sociais às novas determinações da questão social;

-Ações de movimentos sociais, coletivos, resistências e a relevância da construção da agenda de lutas;

– As tendências presentes em todos os campos da sociedade, político, econômico, religioso, cultural, social e moral, que determinam o modo de vida em sociedade, e incidem na configuração das políticas sociais, em especial na seguridade social, na educação, no trabalho, com retrocessos em direitos duramente conquistados como das mulheres, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população negra, quilombolas, indígenas, LGBT e pessoas em situação de rua.

Em tempo de desmonte e retrocessos dos direitos sociais, a publicação não tem a pretensão de esgotar o debate, mas de demarcar um posicionamento ético e político acerca dos direitos da classe trabalhadora, assim como contribuir com subsídios para o exercício profissional.

ORIENTAÇÕES GERAIS
· Os textos devem conter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas (conforme
template disponibilizado);
· Os textos devem conter no mínimo 1 (um) e no máximo 4 (quatro) autores;
· Cada capítulo terá o investimento de R$ 140,00 (valor pago por capítulo e não por
autor);
· Alunos de graduação podem submeter texto desde que acompanhado com um co-
autor com titulação mínima de mestre;
· As submissões ocorrem através do e-mail: ceeinter01@gmail.com e devem indicar a
obra “SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE RETROCESSOS DE DIREITOS”;
· Em caso de aprovação o/s autor/es devem encaminhar o termo de cessão de direitos
autorais, conforme template disponibilizado no site da Editora CEEINTER;
· A obra será disponibilizada de maneira gratuita e em formato PDF na plataforma
digital da Editora CEEINTER;

AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos submetidos ficará a cargo da equipe de pareceristas do
Centro de Estudos Interdisciplinares.

CRONOGRAMA
Submissão dos artigos Até 15/10/2020        
Avaliação dos artigos Até 30/10/2020         
Prazo final para pagamento da taxa de publicação 10/11/2020       
Publicação da obra Dezembro de 2020

Edital E-book Serviço Social em Tempos de Retrocessos de Direitos
Baixar
template capitulo de livro
Baixar

Ewerton da Silva Ferreira

Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *